domingo, 16 de maio de 2010

Vale das Rosas

Rose Valley é um vale que se encontra nos Balcãs entre as montanhas Stara Planina (Velha Montanha) e Sreda Gora (Floresta Central). O vale tem um clima muito específico – inverno curto e suave e longa e quente primavera. A rosa, Rosa damascena, trazida da Índia através da Pérsia, Síria e Turquia, tem aqui todas as condições - uma temperatura adequada, humidade e luz alta.


Desde século XVII Bulgária estabeleceu-se como um dos principais produtores de óleo de rosas. Óleo de rosa búlgara ganhou medalhas de ouro em exposições em Paris, Londres, Filadélfia, Antuérpia, Milão. Hoje, a Bulgária é o segundo exportador mundial depois da Turquia. Para produzir 1 kg de óleo de rosas são necessários 3.000-3.500 kg. de flor. Para um frasco (unidade introduzida pelos árabes, 5 g) de óleo de rosas são necessários 7.000 para 15.000 flores.

A extracção de óleo de rosa búlgara é acompanhada por uma tradição cultural secular. A recolha é feita manualmente, começando muito cedo na manhã e no máximo até ao meio-dia. A flor deve ser fresca e não totalmente aberta. Isso é necessário para manter o cheiro e a humidade máxima.

Cada ano no Vale das Rosas, na primavera, acontece a Festa da Rosas e a escolha de Rainha das Rosas. Na manhã de domingo do festival todos se reúnem no campo, recriando hábitos tradicionais de colheita das rosas.

Cidade Kazanlak é considerada a capital de Rose Valley, onde foi construído Etnográfico Tower Complex, onde os turistas podem assistir a produção do óleo da rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário